Menu

Palestras

Fique ligado no que vai acontecer no MiniCurso IEB 2015!



Desenvolvimento e Fabricação de Protótipos Biomédicos para Auxiliar o Planejamento de Procedimentos Cirúrgicos utilizando Reconstrução por Imagens Médicas e Impressão 3D
Palestrante: Henrique

Apresentar inicialmente uma visão geral dos produtos que estão em desenvolvimento na Biokyra e depois focar na apresentação de um estudo de caso que demonstra o desenvolvimento de modelos anatômicos por prototipagem.



Sistemas de interface cérebro-computador e a experiência do DAS – UFSC.
Palestrante: Cleison

Sistemas de Interface Cérebro-Computador (ICC) são sistemas artificiais capazes de interpretar a atividade cerebral e gerar sinais de comando que podem ser aplicados a dispositivos externos ao corpo humano. Esses sistemas surgiram inicialmente para fins de facilitar o processo de reabilitação de pessoas com desordens no sistema nervoso, mas que despontam como uma das tecnologias que podem revolucionar a interação entre o Homem e uma Máquina. No Departamento de Automação e Sistemas – DAS/UFSC, alguns trabalhos com a temática de interfaces cérebro-computador têm sido desenvolvidos desde 2013. Destacam-se os estudos sobre extração de características dos sinais, e aplicações sobre sistema de ICC híbrida para navegação virtual e, mais recentemente, o projeto de uma ICC para o controle de um DRONE.



Transferência de energia sem-fio a implantes corporais miniaturizados
Palestrante: Fabian Cabrera

Diminuir o tamanho dos dispositivos eletrônicos implantados é um dos principais desafios no projeto dos mesmos. Nesse sentido, deve-se pesquisar sobre as alternativas para energizar os implantes sem necessidade de baterias. Uma alternativa promissora é a transferência de energia sem-fio usando acoplamentos indutivos. Esta apresentação aborda as considerações de projeto dos acoplamentos indutivos visando eficiência ótima. Também é mostrado como a otimização da eficiência pode viabilizar a implementação de um implante totalmente integrado em tecnologia CMOS.



Palestra sobre o Laboratório de treinamento cerebral!
Palestrante: Emilio Takase

O Laboratório de Educação Cerebral nasceu em 2008 através das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos últimos anos, as pesquisas foram em diversas áreas/temas: aprendizagem, peak performance, cognição, psicologia do esporte e exercício, entre outros. E o enfoque sempre foi na Ciência do Cérebro. Pelo aumento das publicações de revistas, livros, equipamentos relacionados à Ciência do Cérebro, mas pouca aplicação, está sendo construído/desenvolvido a área Educação Cerebral, onde o objetivo principal é desenvolver/construir meios para educar o cérebro.
O principal diferencial em relação à neuroeducação, neuróbica, ginástica cerebral, etc. é TODO EDUCADOR CEREBRAL VAI UTILIZAR UM OU MAIS EQUIPAMENTO NEUROTECNOLÓGICO QUE POSSA REALIZAR REGISTROS PSICOFISIOLÓGICOS/PSICONEUROFISIOLÓGICOS DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO E/OU SISTEMA NERVOSO CENTRAL. Exemplos de Equipamentos: monitores de Variabilidade da Frequência Cardíaca, resposta galvânica da pele, temperatura periférica, eletroencefalograma, entre outros. Então, uma boa maneira de saber se uma pessoa está concentrada/focada em uma atividade cognitiva é através de monitoramento psiconeurofisiológico.
Desenvolvemos também softwares e hardwares utilizando arduino.
Veja mais no nosso site: www.educacaocerebral.com



Saúde Ubíqua
Palestrante: William Alberto Cruz Castañeda
Doutorando Engenharia Clínica

A prestação de cuidados em saúde é uma das atividades humanas com maior diversidade e heterogeneidade envolvendo governos, empresas e particulares com o sistema de saúde. Nas ultimas decadas os sitemas de saúde a nível mundial estão enfrentando desafios (i) na mudança demografica; (ii) o envelhecimento da população; (iii) prevalencia de doenças cronicas; (iv) questões de saúde relacionadas com o estilo de vida; (v) novas tecnologias; (vi) aumento dos custos de atendimento da saúde; (vii) complexidade do atendimento; (viii) assistencia prestada em casa, nos quais a gestão dos cuidados são de longo prazo.
A computação ubíqua ou pervasiva representa um paradigma em que o processamento de informações é completamente integrado em objetos e atividades   cotidianas.   Assim,   nesse paradigma surge a saúde ubíqua que pode ser definida a partir de duas perspectivas:
  • Quanto à aplicação de tecnologias de computação ubíqua/pervasiva para cuidados médicos.
  • Como fazer para que a saúde seja disponível em qualquer lugar, a qualquer hora e para qualquer pessoa.
Neste sentido, Engenharia Biomédica combina conhecimentos de engenharia com a ciência biomédica para, tratamento e acompanhamento de serviços e tecnologia médica.A informática em saúde processa grandes conjuntos de dados para otimizar o uso da informação em  saúde.E a computação ubíqua modela, desenvolve e avalia a utilização de novos sistemas pervasivos sensorizados implantados em grande escala. A saúde ubíqua está intimamente relacionada à engenharia biomédica, informática médica e computação ubíqua no desenvolvimento de soluções de gestão que atinjam esses desafios nos serviços de saúde.